top of page
  • Foto do escritorMestre japão

Roteiro de viagem Salvador, Bahia!

Um ótimo roteiro para três dias em Salvador, terra da Capoeira.

Mestre Japão Capoeira na igreja do Bonfim
Mestre Japão Capoeira

Sou suspeito para falar de Salvador, Bahia! Mas deixarei um roteiro bacana para você que deseja visitar a cidade para passear e aprender mais sobre a Capoeira.


Minha primeira viagem para Salvador foi em 2008 (se não me engano) e, nesta oportunidade, fiquei algum tempo me dedicando aos estudos de percussão e história da Capoeira. Fiz muitos amigos e visitei muitas rodas por lá, mas neste post, vou concentrar o foco em uma viagem para relaxar e, ao mesmo tempo, aprender mais sobre nossa arte.


Uma dica importante: estude e leia bastante sobre os lugares que vou falar aqui, descubra você mesmo tudo que aconteceu em cada ponto dessa cidade. Garanto que a viagem fará muito mais sentido para você capoeirista.

IÊ viva Bahia, terra da Capoeira, terra de São Salvador...

Primeiramente, escolha um bom lugar para ficar. Se você não tem amigos por lá, existem vários albergues que estão preparados para receber turistas de todos os cantos do mundo.


Procure ficar próximo ao centro histórico para aproveitar o máximo do seu tempo.

Se você tem uma graninha reservada para essa viagem, recomendo o Bahia Café Hotel que fica localizado na Praça da Sé número 22, bem no centro de Salvador. Este hotel fica instalado em um edifício colonial do século 18 e é muito confortável, sem falar que o preço cabe no bolso. O café da manhã é sensacional, então, segue a dica: se você tem um evento na parte da manhã, cancele! Aproveite o café da manhã e depois vá para a Capoeira.


Bahia Café Hotel Salvador
Bahia Café Hotel Salvador

Saindo do Bahia Café Hotel, você já estará na Praça da Sé e poderá dar um passeio nas lojas que vendem o artesanato local, o Monumento da Cruz Caída fica bem em frente.


Aproveitando que você está por aí, você pode passar na loja do Paulo-Axé, que fica na mesma calçada do hotel, e comprar muitas lembranças para sua família. Este camarada aí, eu conheci nas rodas do mundo e também é comerciante local. Sempre que passo por lá, faço questão de visitá-lo.


Mestre Japão e Paulo Axé Capoeira
Mestre Japão e Paulo Axé Capoeira

Alguns metros do Hotel está o Elevador Lacerda, o primeiro elevador urbano do mundo construído em dezembro de 1873. Esse ponto é muito famoso no mundo todo e você tem que garantir a melhor foto!


Com algumas moedas pegue o elevador sentido a Cidade Baixa e caminhe até o famoso Mercado Modelo, lugar muito conhecido na história da Capoeira. Inaugurado em 1912, era um centro de abastecimento na Cidade Baixa, hoje o local possui vários restaurantes e lojas com uma grande variedade de artesanatos.


Elevador Lacerda e Mercado Modelo abaixo
Elevador Lacerda e Mercado Modelo abaixo

Após várias fotografias e um bom almoço, você pode fazer o caminho de volta, sentido ao hotel mas passe direto para chegar ao famoso Largo Terreiro de Jesus que também foi cenário de muitos acontecimentos da Capoeira. Visite as igrejas e siga até o Largo do Cruzeiro São Francisco. Se você é Capoeirista e estudou um pouco sobre a história vai reconhecer o local facilmente.


Largo do Cruzeiro de São Francisco
Mestre Japão no Largo do Cruzeiro de São Francisco

Do outro lado da quadra você pode passar para dar um abraço no Mestre Bamba, a academia do Mestre fica localizada na Rua das Laranjeiras.


Descendo pela rua Gregório de Matos ou Rua João de Deus, sentido ao Largo do Pelourinho, você chegará na Rua Maciel de Baixo e facilmente encontrará a Fundação Mestre Bimba e a ABCA - Associação Brasileira de Capoeira Angola. Passe por lá, dê um abraço no Mestre Nenel, um abraço no Mestre Pelé e não deixe de fazer as aulas e participar das rodas.


Seguindo por mais alguns metros estará na famosa Ladeira do Pelourinho. Um local que marcou muito a história da Capoeira e preserva muitas tradições da nossa cultura. A Casa do Jorge Amado, onde hoje funciona um museu com toda história e pertences desse Mestre da literatura é uma visita obrigatória. Na mesma ladeira é possível ver o casarão onde funcionou a academia do Mestre Pastinha, hoje em dia, ocupada pelo Senac.


Ladeira do Pelourinho
Ladeira do Pelourinho

E para concluir esse post, devo lembrá-los que não escrevi sobre a Lagoa do Abaeté e tantos outros lugares e praias maravilhosas que existem por lá. Muitas praias são totalmente acessíveis partindo do centro histórico chamando motoristas de aplicativo.


Ainda temos que falar sobre a culinária, sobre o famoso acarajé da Cira em Itapuã...e se eu fosse falar sobre toda experiência, amigos e coisas maravilhosas que Salvador tem, passaria uns três dias escrevendo!


Dedico esse post à minha esposa que ficou apaixonada por Salvador (e ela nem é capoeirista hein).


Mestre Japão e sua esposa Rayane visitando a Igreja do Bonfim
Mestre Japão e sua esposa Rayane visitando a Igreja do Bonfim

Faça você mesmo um roteiro com sua família e não deixe de visitar esses maravilhosos pontos que são parada obrigatória para todo capoeirista.


Desejo a todos, uma ótima viagem!


Mestre Japão.

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Yorumlar


bottom of page